Pesquisa feita sobre a história do futebol paulista demonstra que a rivalidade entre Ponte Preta e Guarani está longe de acabar

0
1.632 views

Em uma prestação de serviço direcionado a história do futebol paulista, o engenheiro, músico, historiador Ivan Gottardo publicou em seu twitter nesta sexta-feira, dia 19, um levantamento completo sobre o desempenho das equipes paulistas na competição regional no período de 1902 a 2020, ano em que o Palmeiras consagrou-se vencedor após passar pelo Corinthians na disputa de pênaltis.

Segundo declaração do próprio Gottardo em seu endereço no Twitter, tudo foi feito em cima de critérios rígidos de pesquisa e está próxima para atualizações. “Sei que podem haver erros e diferenças com os números de alguns pesquisadores, mas tentei consultar o maior número de fontes possíveis para chegar nestes números, considerando perdas ou ganhos de pontos e estabelecendo a pontuação correta da época de cada campeonato”, afirmou o pesquisador. Bom deixar claro que a pontuação de três pontos por vitória ocorreu a partir de março de 1995, por determinação da Fifa.

Pela pesquisa de Ivan Gottardo, bugrinos e pontepretanos tem motivos para comemorar. Se olharmos para o ranking pela sua classificação, o Guarani está sexta colocação com 2101 pontos, enquanto que a Ponte Preta vem a seguir com 1919 pontos. O Guarani tem 67 participações no Paulistão enquanto a Macaca tem 57.

Só que na média de pontuação, a Macaca é superior. O Guarani conquistou seus 2101 pontos em 1939 jogos, uma média de 1,08. A Ponte Preta conquistou 1919 pontos em 1656 jogos, média de 1,15. Noi retrospecto de jogos, ao se levar em conta somente os jogos do Paulistão, de acordo com o site O Gol, em 80 jogos, a Ponte Preta tem 26 vitórias e o Guarani contabiliza 21 triunfos. Foram registrados 33 empates pela Série A-1 do Paulistão.

O dérbi 199 está programado para a sexta rodada no estádio Moisés Lucarelli.

(Elias Aredes Junior)

 

Confira o ranking feito por Ivan Gottardo e que está no twitter: https://twitter.com/ivangottardo