Juvenilson Souza analisa e provoca reflexão sobre o papel e desempenho da imprensa

0
1.225 views

Na útima quarta-feira à tarde tivemos a chance de participar de uma entrevista coletiva com o preparador físico da Ponte Preta, Juvenilson Souza. Por conhecer a sua trajetória no futebol e o seu apego pelo conhecimento cientifico e reciclagem, fiz de propósito uma pergunta para que ele discorresse sobre as falhas da imprensa na cobertura do cotidiano. A resposta tem um compêndio que deveria ser assimilado por todos os profissionais de imprensa. Confira:

A angustia de Juvenilson Souza não é solitária. Ao abraçar sem pudor o entretenimento e querer fazer graça a todo o custo, muitos profissionais de comunicação esportivo esqueceram da complexidade do futebol.

Ignoram que, muitas vezes, para conseguir um padrão de excelência a comissão técnica precisa de uma série de aparatos exigido pelo futebol atual, que se apega aos detalhes. Por isso, qualquer equipe precisa de analista de desempenho. Por isso, a estrutura precisa ser azeitada e moderno. Não é luxo. É necessidade.

Diante disso, fica difícil defender a nossa categoria quando trilhamos caminhos indesejáveis, como apenas divulgar escalação e o resultado dos jogos e sem mostrar vontade para compreender os meandros e as exigências do futebol atual.

Muitos torcedores infelizmente analisam a modalidade de modo raso e superficial. E em boa parte a culpa é nossa. Precisamos melhorar. Colocar conhecimento, informação e não ter medo de transmitir aos torcedores que futebol não se faz mais com empirismo ou voluntarismo. E Juvenilson Souza deu uma bela contribuição.

(Elias Aredes Junior)