Análise: para o torcedor do Guarani, Copa do Mundo é torneio amistoso em comparação ao dérbi 200. Certo? Errado? É a realidade. Fato.

0
776 views

Escrevo antes do jogo do Guarani com o Vitória. Estreia na Série B do Campeonato Brasileiro. Mesmo assim, todos os assuntos podem e devem ser abordados antes da bola rolar.

Este tema eu tirei a partir da discussão travada na live só com torcedoras bugrinas realizadas na quinta-feira, dia 27 de março. Assunto: o tamanho do clássico com a Ponte Preta no dia 19 de junho.

Ao esmiuçar a discussão e a troca de ideias com as garotas, confesso que fiquei espantado com a dimensão que elas e a torcida bugrina dão ao encontro.

Anteriormente, eu dizia que, para esse contingente de torcedores, o dérbi é tão ou mais importante de que uma final de Copa do Mundo. Hoje cravo sem pestanejar: a final do Mundial do Catar é amistoso perto daquilo que pensam os bugrinos sobre o jogo contra a principal rival.

O clássico do dia 19 de junho  ganhou uma dimensão tremenda por alguns motivos. Primeiro por ser o jogo de número 200 entre as duas equipes. Posteriormente, não podemos ignorar o mando de campo. A torcida do Guarani está aflita só de pensar na possibilidade de uma derrota em seu próprio gramado. Sem contar que um revés deixa o time empatado com a Ponte Preta no número de vitórias (hoje está 67 a 66)  e a Alvinegra teria a chance de passar a frente no retrospecto histórico no dérbi do returno, no Majestoso.

Raposa da Bola, certamente Daniel Paulista tem seus planos. A prioridade, é lógico, é vencer o Vitória e largar com tranquilidade na Série B. A outra deveria ser a de utilizar os jogos iniciais da Série B para somar pontos, adquirir confiança, ajustar as arestas e  ganhar corpo para fazer uma preparação condizente para o clássico. Transmitir a sensação de que tudo foi feito.

Reafirmo: reconheço o protagonismo do clássico no calendário para o torcedor. Por vezes, considero exagerada a dimensão dada. Mas não posso ignorar e desprezar o sentimento do torcedor. Copa do Mundo virou torneio amistoso de verão em comparação ao dérbi 200 do dia 19 de junho. Pelo menos para o torcedor do Guarani. Isso deve ser respeitado.

(Elias Aredes Junior- foto de Thomaz Marostegan)