Dérbi 191- Guarani 2 x 3 Ponte Preta: a vitória da inteligência e do contra-ataque

18
2.279 views

Em atuação marcada pela inteligência no contra ataque, a Ponte Preta venceu o Guarani por 3 a 2, em dérbi válido pela quarta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, a Macaca fica posicionada com seis pontos e mais próxima dos líderes, enquanto o Bugre fica com apenas três e vai buscar a reabilitação na terça-feira contra o Criciúma, novamente em casa. Já a Alvinegra joga contra o Vila Nova, domingo, às 16h, fora. Antes, na quinta-feira, joga contra o Flamengo pela Copa do Brasil.

A Ponte Preta não ligou para o fato de atuar no Brinco de Ouro. Adiantou sua marcação, buscava forçar o erro na saída de bola do Guarani e atuava em velocidade com André Luis e Orinho na tentativa de arremate. A estratégia gerou o lance mais polêmico aos 03 minutos: após o cruzamento, Edson Silva cortou e deixou para escanteio. Os jogadores pontepretanos reclamaram de pênalti na jogada. Ao consultar o auxiliar, Leandro Pedro Vuaden confirmou o escanteio.

Atrapalhado e ansioso na construção das jogadas, o Guarani contou com a bola parada para abrir o placar aos 12. Bruno Nazário bateu o escanteio, Éverton Alemão cabeceou na direção do gol e Danilo Barcelos meteu para o próprio gol.

Após um abalo inicial, a Ponte Preta não desistiu. Utilizava as triangulações pelos lados para buscar a linha de fundo e construiu o empate aos 21 minutos. Danilo Barcelos cobrou o escanteio e Reginaldo meteu de cabeça para deixar tudo igual.

A virada aconteceu aos 24. Em retomada rápida de bola, Igor Vinícius dominou e deu uma virada para André Luis dominar e encher o pé para virar o marcador.

O Guarani sabia que seu poderio ofensivo poderia desequilibrar e tratou de sair em busca do seu DNA e quase chegou lá aos 30, em chute de Rondinelly e defendido por Ivan.

Seria loucura desprezar o contra-ataque pontepretano e a troca de passes. Isso quase gerou nova surpresa aos 37, quando o cruzamento de Igor Vinícius encontrou Felippe Cardoso. O camisa nove tocou e Bruno Brigido fez defesa difícil. O troco veio aos 44, em falta cobrada por Rondinelly e o complemento de Bruno Mendes para fora.

Cenário inalterado no segundo tempo, com o Guarani com a posse de bola e a Ponte Preta focada em puxar o contra-ataque, como aos 08, em conclusão de Tiago Real e defendido por Bruno Brígido. A ducha de água veio três minutos depois. Danilo Barcelos cruzou e André Luís, livre, ampliou a vantagem.

O Guarani não desistiu. Fez alterações – entradas de Anselmo Ramon e de Rafael Longuine – e lançou-se ao ataque. Deu uma sobrevida ao torcedor bugrino aos 26, quando Renan Fonseca derrubou Rafael Longuine dentro da área. Rondinelly cobrou o pênalti e diminuiu.

Nos minutos finais, as duas equipes ficaram determinadas a buscar o ataque, mas a Ponte Preta segurou a vitória no clássico.

FICHA TÉCNICA: GUARANI  2 x 3  PONTE PRETA

GUARANI: Bruno Brígido; Lenon, Éverton Alemão, Edson Silva e Marcílio; Baraka (Denner) e Ricardinho; Bruno Nazário, Rondinelly e Erik (Rafael Longuine); Bruno Mendes (Anselmo Ramon).

PONTE PRETA: Ivan; Igor, Renan Fonseca, Reginaldo e Orinho; André Castro, Paulinho (Lucas Mineiro) e Tiago Real; André Luís (Roberto), Danilo Barcelos e Felippe Cardoso.

Gols: Danilo Barcelos (contra), aos 11 min do 1T, Reginaldo, aos 22 min do 1T, André Luís, aos 25 min do 1T e aos 10 min do 2T e Rondinelly, aos 27 min do 2T

Cartões Amarelos: Éverton Alemão e Baraka (GFC); João Vitor, Renan Fonseca e Danilo Barcelos (AAPP)

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)

Local: Estádio Brinco de Ouro – Campinas/SP

Público pagante: 18.078

Renda: R$ 257.928,00

(crônica: Elias Aredes Junior/foto: Ponte Press)

18 Comentários

  1. Quanto ao jogo não há muito que falar, o Guarani não jogou bem e o resultado foi justo. O destaque negativo fica para os diretores da Ponte que, em um camarote ,provocavam descaradamente os torcedores bugrinos incitando a violência. Queriam arrumar confusão para depois pedir interdição do estádio. Nota 0 também para o Sr, João Brigatti que é idolatrado por vocês da imprensa, mas é um provocador barato doido pra arrumar confusão.

  2. Tudo normal em Campinas. Para baixar a bola de 3% da cidade que estava eufórica ninguém sabe bem porquê.

  3. O cara quer falar em provação, o time dele provocou o tempo todo, jogadores falando merda em entrevista, foi um justo resultado, de quem chegou na humildade e trabalhou sério, ninguém ganha nada por antecipação, o pintinho vai baixar a bola agora, não da para achar que um título de série A2 é parâmetro pra alguma coisa, então baixa bem a bola.

  4. Pra mim o GFC é apenas um adversário entre outros 19. Para a maioria o jogo tinha um que a mais. Então fico feliz com os três pontos. Infelizmente, a vida do Leozinho não terá acréscimo, segundo tempo ou segundo turno. Quando um rapaz de 18 anos é assassinado pelas costas eu não vejo motivos para comemorar. Foi colocada uma importância nesse jogo que não existia. O mesmo placar na quarta contra o clube de regatas poderia render três milhões. Então qual o duelo mais importante? Nenhum dos dois valeria uma vida. Como leitor da página e também dos seus comentários me pergunto agora onde está o sr João SJC ou algo assim. Seu time perdeu para o Manchester do Interior. Você não precisa ser de uma torcida organizada para cativar o ódio hoje em dia. Basta ser uma besta atrás de um teclado.

  5. A PONTE PRETA TEM TIME, ELENCO E DIRETORIA PARA LUTAR PELO TÍTULO DA SÉRIE B !!!!

    NÃO TEM NINGUÉM NESTA sÉRIE B MELHOR QUE A PONTE PRETA !!!

  6. Sr. Gilmar, minhas provocações são no mesmo nível de alguns outros aapptanos deste site. Zoam a gente em toda notícia mas nunca os vi gerar ódio a ponto de tirar a vida da próximo. Isso é coisa de organizadas que levam o nome de suas torcidas à frente dos nossos clubes.
    Mas se for assim vamos extinguir o uso de galinhas, peruas, virgens e afins do site. Provocar é uma coisa. Incitar violência é outra.
    E se o sr. não viu algumas das notícias anteriores eu parabenizei a aapp pela vitória.

  7. A Ponte tem que continuar jogando assim, claramente a vontade fez a diferença pra essa partida. As 2 partidas em casa que perdemos até aqui foram em um estádio vazio, sem nenhuma motivação além dos gritos do treinador. São mais quatro partidas sem público em casa na série B, espero realmente que essa vitória – fácil – no dérbi sirva como motivação para esses jogos. A qualidade do elenco está subindo também, quem sabe dê para reverter a atual vantagem do flamengo lá no RJ?! Bora macaca!

  8. O goleiro Bruno Brígido do Guarani fez pelo menos quatro defesas importantes e salvou o Bugre de uma goleada histórica….incluindo a defesa feita frente a frente com Felipe Cardoso…nos minutos finais….Além disso, o lance aos 3 minutos de jogo foi penalidade máxima, mesmo sem a intenção de colocar o braço na bola, Edison Silva evitou que a bola chegasse no atacante da Ponte na pequena área….

  9. Sou bugrino desde que me conheço por gente, tenho muitos amigos pontepretanos, o que eu gostaria de dizer é que estive no estádio no sábado e a organização foi ótima fora e dentro do estádio, gostaria de parabenizar o time da Ponte por saber ganhar o jogo, não só por ter merecido ganhar mas também por não ter provocado com exceção de alguns que não vale a pena comentar por se tratar de uma minoria burra. Foi um ótimo jogo com os dois times buscando jogar futebol e ganhou quem jogou melhor.
    Sei que a rivalidade existe e eu jamais torceria para qualquer resultado da Ponte contra qualquer time que não fosse a derrota e sei que a recíproca é verdadeira, mas rivalidade entre pessoas de bem não passam de brincadeiras e nunca de mau gosto.
    Parabéns aos pontepretanos que souberam ganhar e aos bugrinos que souberam perder e até o próximo dérbi aonde já saberemos em que ponta de tabela os dois estarão brigando.

  10. Gilmar, deixe o Joao-SJC em paz… ele nos diverte muito com seus delírios de grandeza do gfc… Fora isso, ele é super pacifico e não faz mal a ninguém…
    Outra coisa, não foi o primeiro torcedor e tao pouco será o ultimo a morrer em brigas de torcida… Tbm acho lamentável mas, quem é realmente de bem e preocupa-se com seu bem estar, nao morre em dia de Derbi.
    Acredito naquele ditado que diz que so morre afogado quem sabe nadar…
    Volto a dizer, LAMENTAVEL morte desse jovem. Mas nao sei ate que ponto ele procurou estar próximo a um conflito.
    Enquanto existir idiotas inescrupulosos, haverá mortes e enterraremos nossos irmãos.

  11. Chico, muito obrigado pela defesa, apesar da parte dos delírios que não são delírios e você sabe! Rsrsrs

  12. O Guarani F C lutando para não cair !

    E a macaca querida lutando pelo título !

    Simples assim.

    Dois dérbis 6 pontos na sacola.

  13. Calma Macaca Querida até sábado vocês estavam xingando o time, o técnico e a diretoria, que segundo a grande maioria montou um time fraco. Assim como o Guarani seu time também é uma incógnita e nenhum dos dois neste momento é candidato a nada. Vamos devagar com o andor não vejo nada de mais nem no seu time é nem no meu, por enquanto dois times candidatos somente a permanecer na série B.
    Quanto aos seis pontos vamos ver!!!