Fumagalli faz a diferença e leva Guarani a primeira vitória na Série A-2

0
1.097 views

Com disciplina tática e eficiência de Fumagalli no setor ofensivo, o Guarani estreou com o pé direito na Série A-2 do Campeonato Paulista ao vencer o Oeste por 2 a 0, em jogo realizado ontem de manhã no estádio Brinco de Ouro. Com os três pontos iniciais, o Alviverde ganha motivação para buscar a segunda vitória seguida na próxima quarta-feira, contra o Bragantino, na casa do adversário.

Desde os minutos iniciais, um requisito ajudou o Guarani, que foi a exposição clara de suas virtudes e defeitos. As duas chances desperdiçadas por Mazinho logo no primeiro minuto não disfarçou a eficiência da estratégia em colocar Escobar preso a frente dos zagueiros e com Auremir livre para sair e auxiliar o ataque. Em contrapartida, Philipe Maia ficou encarregado de dar o bote de marcação e Diego Jussani mais resguardado. Duro foi constatar sua fragilidade de marcação juntamente com o lateral-esquerdo Gilton, o que proporcionava instantes de perigo.

Tal aspecto não impediu o Guarani de utilizar a sabedoria e sagacidade para explorar as fragilidades do oponente, que cedeu o gol aos 07min. Após levantamento de bola na área, o lateral-esquerdo Cleidson fez cargo sobre Uederson e provocou o pênalti. Para variar, o roteiro de 2016 foi repetido: Fumagalli bateu e fez.

Poderia ampliar a vantagem? Sim. No entanto, o Alviverde ficava impedido por dois aspectos: a displicência do atacante Braian Samúdio na movimentação e os altos e baixos de Marcinho para auxiliar Gilton. Mesmo assim, foi possível chegar ameaçar o gol do Oeste com Auremir, autor de chute perigoso aos 39 minutos.

O Oeste tentou mudar o panorama no segundo tempo com a entrada de Da Matta no trabalho de armação, imediatamente com efeito positivo na criação de jogadas. O Guarani não se intimidava e tinha em Fumagalli sua principal figura, com duas conclusões perigosas, sendo uma por cobrança de falta.

Em determinadas ocasiões, o jeito era contar com o goleiro Luiz Henrique, autor de defesa difícil aos 22min após cabeçada do atacante Erick.

Com a entrada de Denis Neves, a bola parada ganha novos contornos e aos 29min cobrou falta do lado direito e Auremir quase aproveitou dentro da área. O volante, aliás, foi deslocado para a lateral-direita após a saída de Lenon por causa de câimbras e ainda viu o segundo gol aos 43min. Após disputa na área, Fumagalli leva a melhor e Renato aproveita e devolve para o próprio camisa 10, que balançou as redes. Quando tudo parecia definido algo inusitado aconteceu aos 51 minutos. Da Matta chutou, o goleiro Luiz Henrique aceitou e deu números finais a partida.

(crônica de autoria de Elias Aredes Junior)

 

FICHA DO JOGO

GUARANI – Luis Henrique; Lenon (Evandro), Philipe Maia, Diego Jussani e Gilton; Escobar e Auremir; Uederson, Fumagalli e Marcinho (Renato); Braian Samudio (Denis Neves). Técnico: Ney da Matta

OESTE – Rodolfo, Reginaldo, Jaílton, Lino e Cleidson; Bruno Barra, Lídio (Guilherme Batata), Robert (Nathan) e Mazinho; Erick e Thiago Adan (Da Matta). Técnico: Vilson Tadei

Gols: Fumagalli aos 07min do primeiro tempo; Fumagalli aos 43 minutos e Da Matta aos 51 minutos do  segundo tempo.

Renda: R$ 46.235

Público: 3078

Cartões Amarelos: Philipe Maia

Juiz: Thiago Duarte Peixoto

Local: Estádio Brinco de Ouro em Campinas