As responsabilidades do Guarani para os 12 jogos restantes na Série B

0
1.786 views

Um chute de rara beleza, a rede balança, a torcida vibra e o sonho vira realidade. Vitória no dérbi 206. Três pontos saborosos e que viabilizam um empoderamento da equipe bugrina na luta pelo acesso. Os números comprovam.

Para o site Chance de Gol, de Marcelo Leme Arruda, o Guarani tem 51,5% de possibilidades. Para a equipe do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, as probabilidades de alcançar a divisão de elite estão em 47,7%. O Guarani é candidatíssimo a uma das quatro vagas. Novos cenários geram consequências. Como diria o adolescente Peter Parker após ganhar os poderes do Homem Aranha: “”Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”.

Agora, responsabilidades estão colocadas diante do elenco comandado por Umberto Louzer. O primeiro é evitar a todo custo o erro individual. Já pararam para pensar que hoje o Alviverde teria, no mínimo, 46 pontos, se tivesse conseguido dois empates nos jogos contra CRB e Juventude e que viraram derrotas graças a erros individuais? É preciso render no conjunto e isto pressupõe concentração máxima dos 16 jogadores que vão atuar nos 12 jogos restantes.

Existe a missão de surpreender. Cada partida terá um cenário diferente. Adversários com características diversas e que vão exigir um comportamento diferente. Começa diante contra a Chapecoense. No primeiro turno, o empate por 3 a 3 foi criado a partir de um apagão inexplicável.

A responsabilidade gera ambição. Pode-se atuar da maneira que desejar e da maneira desejada. Pouco importa. Cada atleta deve entender a necessidade de disputar cada palmo do gramado como se fosse a última tarefa do universo.

Para terminar, não se pode criar desespero à toa. Por mais que o torcedor não aceite, as oscilações serão normais até a última rodada. Empates e derrotas vão aparecer no horizonte. O melhor a ser feito é ponderar e analisar a consequência de cada placar e aplicar o peso devido a cada partida.

Chegou a hora do Guarani mostrar que está pronto e maduro para o seu principal desafio em 2023.

(Elias Aredes Junior-Foto de Thomaz Marostegan-Guarani.F.C)