Números para demonstrar o equilíbrio entre Avaí e Ponte Preta, a verdadeira final da Série B

0
1.150 views

Ponte Preta e Avaí encontram-se no sábado no estádio da Ressacada. O principal jogo do ano para os dois. Serão R$ 30 milhões em jogo. No caso da Alvinegra campineira, como existe contrato com o Esporte Interativo, mais R$ 20 milhões. Uma vitória e Gilson Kleina vira herói, objetivo idêntico de Geninho. Serão cinco dias de treinamentos fechados e de mobilizações. Impossível prever o desfecho. O equilíbrio é visto nos detalhes. No turno inicial, empate por 2 a 2 em Araraquara.

O Avaí conta com o 12º melhor aproveitamento como mandante (51,85%) e de suas 16 vitórias, sete foram em seu estádio diante de Paysandu ( 3 a 1), Coritiba (2 a 0), Vila Nova (1 a 0), Juventude ( 1 a 0), CRB (1 x 0), Sampaio Côrrea ( 3 a 1) e Boa Esporte (2 a 0). Percebam que conquistou três pontos contra apenas duas equipes atualmente integrantes no G-10, o Coritiba e o Vila Nova. Perdeu do Fortaleza e de Goiás pelo placar mínimo. Mais: em seis dos 18 jogos em casa a equipe catarinense não balançou as redes em seus domínios e tem como saldo 21 gols marcados e 14 sofridos.

A Macaca entrará em campo respaldada por oito vitórias como visitante ocorridas diante do Criciúma ( 1 a 0), Guarani ( 3 a 2), Brasil de Pelotas ( 2 a 0), Figueirense ( 2 a 0), São Bento ( 2 a 0), Paysandu (4 a 0), CSA ( 2 a 1) e Juventude ( 1 a 0). Detalhe: mesmo com a chegada de Gilson Kleina, o time ainda não é regular para balançar as redes, pois deixou de marcar em sete dos 18 jogos longe de Campinas. Mas é o segundo melhor visitante de todo o certame com 53,70%. Ou seja, um aproveitamento superior ao que o Avaí ostenta quando joga em casa.

No retrospecto recente, a Ponte Preta tem motivos para sorrir. Nas últimas seis rodadas, 16 pontos foram faturados enquanto que o Avaí tem 9.

Resumo da ópera: o estádio da Ressacada estará lotado, mas além de vencer o jogo, o Avaí  terá que superar seus próprios traumas. Já a Ponte Preta terá a missão de aproveitar  o clima mágico que criou e carimbar seu passaporte. Um jogo para quem tem nervos de aço.

(análise feita por Elias Aredes Junior)