O que esperar de Rodrigo Pastana como novo comandante do futebol do Guarani

0
1.130 views

Se nada acontecer de errado ou algum imprevisto surgir no horizonte, Rodrigo Pastana deve ser o novo Superintendente de futebol do Guarani. Caso sua contratação seja confirmada, ele terá a missão de aplicar medidas rápidas e certeiras para o Guarani empreender uma reação e fugir do fantasma da terceira divisão. E preparar o caminho para que 2023 seja verdadeiramente uma temporada de redenção para a comunidade bugrina.

Não aprecio analisar qualquer profissional pelo retrospecto recente. Gosto de abordar sua trajetória porque neste aspecto conseguimos detectar os seus altos e baixos. Evidente que Rodrigo Pastana deve ter fracassos para colecionar em sua trajetória. Nenhum ser humano é imune ao tropeço. Mas os triunfos é que mostram o perfil do profissional. Dito isso, digo sem medo de errar: Rodrigo Pastana é alguém capaz de administrar um ambiente contaminado pela carência.

Não é dificil explicar. Em 2016, junto com Marcelo Chamusca e com auxilio Marcus Vinícius Beck Lima, hoje no Cascável, Rodrigo Pastana administrava um Guarani que vinha em sua quarta temporada na Série C. A pressão da torcida era algo ensandecido. Tanto que após uma derrota para o Mogi Mirim, a torcida pediu a cabeça de Chamusca. Loucura. Pois Rodrigo Pastana administrou o quadro e levou o Guarani á Série B.

No ano seguinte, Rodrigo Pastana assumiu o Paraná Clube, que estava há 10 anos na Série B. Com problemas financeiros terriveis e com um time longe de encher os olhos. Pois o dirigente conseguiu administrar uma crise ferrenha – a demissão de Lisca- e de quebra revelou um treinador e carimbo para a primeira divisão.

Também é verdade que Pastana foi contestado nos 20 meses em que esteve á frente do futebol do Coritiba. Então me diga: como apagar o acesso conquistado em 2019, quando o time coxa branca somou 66 pontos. Será que ele não teve mérito nenhum nesta conquistado?

Veja que citei três exitosos de Pastana. E dessa vez a torcida do Guarani só quer uma medida: fugir da terceira divisão.

Pode dar errado? Tudo pode acontecer. O futebol é imprevisível e traiçoeiro. Mas não há como negar: Rodrigo Pastana tem capacidade para reformular o futebol do Guarani e recolocar nos trilhos. Que a torcida espere, cobre e aguarde pelo melhor.

(Elias Aredes Junior)