Análise: insultos de alguns bugrinos contra torcedores do Sport e o preconceito que está dentro de nós. E que não combatemos!

10
2.370 views

Durante o jogo entre Guarani e Sport, um grupo de torcedores bugrinos começou  a insultar os torcedores do clube pernambucano e usaram como argumento principal o óleo que invadiu as praias nordestinas. Absurdo. Rídiculo. Condenável sob todos os aspectos. De modo natural, torcedores de equipes nordestinas condenaram nas redes sociais a atitude dos bugrinos filmados.

Declaração clara de preconceito e xenofobia. E falta de sintonia com o próprio futebol. Se levarmos em conta o aspecto financeiro e de planejamento, apesar dos problemas políticos, o rubro-negro pernambucano dá de 20 a 0 no Guarani em termos de infra-estrutura, planejamento e capacidade financeira.

Insultar os torcedores do Sport e utilizar termos preconceituosos, reforça ainda mais o preconceito existente em nosso país. E a torcida do Guarani, queira ou não, o passado do clube tem a marca da acusação de preconceito em relação ao principal rival. Pode ser verdade? Mentira? Os fatos estão disponibilizados e que cada um tire suas conclusões. E que o torcedor consciente trabalhe para que o Guarani seja um clube aberto, plural, aberto a todos e sem qualquer aliança com o preconceito.

Deixo claro: pessoas racistas, xenofóbicas, homofóbicas e dotadas de qualquer tipo de preconceito não é exclusividade do Guarani. Todo o time conta com torcedores com comportamento deploráveis. A arquibancada é reflexo da sociedade que vivemos. Uma sociedade violenta e formada por pessoas com condutas, no mínimo, desprezíveis.

Qual a solução? Em médio e longo prazo, está mais do que na hora da direção do Guarani colocar em seu organograma uma diretoria para pensar em políticas afirmativas. Ações para que o Guarani utilize sua força, influência e penetração em causas nobres da sociedade. O Bahia coloca tal preceito em prática e colhe resultados hiper positivos. Por que deixar de copiar aquilo que dá certo?

Cansei de ouvir relatos de integrantes de segmentos minoritários da sociedade e que não se sentem à vontade quando estão em uma arquibancada, dado o grau de insulto dirigido às  mulheres, gays  e aos negros. Isso é normal? Não, não é.

Óbvio que o torcedor deve celebrar a vitória contra o Sport. Mas seria muito legal se o Guarani desse uma colaboração para que a sociedade vencesse o jogo contra a discriminação. O futebol pode e deve buscar títulos fora das quatro linhas. É a nossa esperança.

(Elias Aredes Junior)

10 Comentários

  1. Campineiro viado, paulista ladrão, comi sua mãe…
    estava abaixo do tobogã ao lado da torcida do sport, e ouvi tudo isso da outra parte…
    segue o jogo.

    Se fizesse um post cada vez que fui pra fora de Campinas e gritaram campineiro boiola, campineiro viado…tava no sal
    isso do outro lado é tolerável ?

  2. Elias. Fala tambem da torcida deles, que começou, xingando os bugrinos de campineiro viado. Um bugrino embaixo do tobogã com sua esposa ouvindo aé i essa puta já comi. Isso enquadra nos mesmos preconceitos ou pior. Estava perto e presenciei tudo a todo momento. Então nao fale como se a culpa dessas trocas de farpas fosse só de uma torcida. A torcida do Sport falou coisa pior.

  3. Sindrome da Ilusao ate no preconceito, como as galinhas iludidas ainda achamque sao Campeas elas tambema cham que sao melhores que as outras pessoas.
    So nao e triste porque tem exatament eo que merece.
    Um clube falido vivendo de favor, jogando em um campo que ja nao e mais seu e sem saber pra onde vai.
    Dentro de alguns anos nao vao poder nem gritar mais nada, ja nao terao mais campo pra irem ver o que sobrou, vai restar viver de videogame

  4. Ilusão é sua sr. Guilherme, que fala as coisas sem saber. Ilusão é sua que acha que seu time é grande e não passa de um nanico que só entra em campeonato pra participar. Ilusão é a sua que só enxerga um o palmo a frente do seu nariz. Eu não aprovo preconceito , discriminação , intolerância, porém antes de acusar um o lado , deveria analisar o caso como um todo. Já vi, ouvi, presenciei torcedores da xita fazendo coisa pior. Fica na sua seu ignorante.

  5. A bosalidade deste Guilherme Barros é deprimente.
    Vive perambulando como um zumbi nos posts do GUARANI FUTEBOL CLUBE.
    É visível a inveja e o rancor por torcer para um clube com uma história pífia e mentirosa (Mentem a data de fundação).

    Um cidadão atormentado por ser virgem. Fracasso total.

  6. Sou bugrino de coração estava no campo ontem e vi as duas torcidas se ofendendo com gritos racistas homofóbicos com palavrões e muito mais,estava com meu filho de 14 nos e disse a ele que tudo aquilo que estávamos vendo e ouvindo era repugnante e que ele não comete se esse erro e que podemos torcer sem nos ofender e tentar diminuir ninguém futebol é maravilhoso o gol aos 49 mostro como é gostoso assistir uma partida de futebol,mas tudo isso fica em segundo plano quando vemos cenas degradantes entre pessoas,ainda quero poder acreditar no ser humano mas está cada dia mais difícil,Hoje sempre Guarani.

  7. Nada que não aconteça em todos os jogos e todos estádios, não era para ser, mas é mais que normal, o pessoal esquece onde acaba a zueira e começa o racismo a xenofobia e tudo mais, isso não é de hoje, e não é só no Brasil. Mas era legal que ficasse só na zueira saudável, que pudesse misturar as torcidas, a paz não é um sonho, isso é possível.