Guarani: deixar de aproveitar de modo pleno as revelações da Copa SP-2019 é renegar o perfil histórico e sabotar involuntariamente o futuro

2
1.970 views

O Guarani perdeu do Criciúma e o trabalho do técnico Vinicius Eutropio foi colocado na berlinda e uma duvida foi colocada na mente dos torcedores e que merece uma analisa detalhada e paciente. E que levará em conta o perfil histórico do Alviverde campineiro no futebol campineiro.

O campeão da Série A-2 de 2018 é uma agremiação de porte médio. Tem dois títulos nacionais. Participação em Copas Libertadores. E um DNA consagrado: a revelação de atletas.

Amaral, Renato, Careca, Luizão, Amoroso, Julio Cesar, Evair, João Paulo…A lista parece infinita. Todos com qualidade e talento. Devido a incompetência dos dirigentes, por anos e anos, a fabrica de talentos secou. Ou fabricou tudo de segunda linha. Tivemos alguns lampejos, com times sendo formados por jovens, como aquele que subiu na Série A-2 de 2007 ou no vice-campeonato de 2008.

Eis que em 2019 tudo muda. Radicalmente. A equipe disputa o principal torneio de categoria de base do Brasil e chega as semifinais. Fica a frente de 124 equipes. E não foi uma equipe baseada apenas no conjunto. Tinha talentos. Lucas Ferron, Pedro Accorsi, Pedro Henrique, Matheusinho e Davó.

As férias das categorias acontecem, os jogadores retornam e o que acontece? Poucos são utilizados. Já abordamos isso aqui mas é impossível deixar de revisitar o tema. Neste futebol brasileiro de parcos talentos e pela falta de poderio ofensivo do Guarani, deixar estes atletas em stand by e de modo quase infinito é quase um erro fatal.

Não só porque os atletas não aproveitados. E sim porque a medida é contraditória em relação a própria história do Guarani. Reabilitar-se e renegar o passado e o que foi feito de positivo é sabotar o futuro.

(Elias Aredes Junior)

2 Comentários

  1. Insisto novamente no tema , a torcida quer apoiar o time com a base dos garotos . O Campeonato nivelado , a garotada com mais disposição e apoio da torcida , a pressão em cima do técnico será menor , dos jogadores que estão devendo também , com isso cria-se um clima favorável e facilita . Economiza-se nas contratações , gera recursos para o futuro .
    O Técnico não vai bancar sozinho , pois tem medo de perder o emprego , precisa que a Direção de Futebol dê apoio a decisão , até a imprensa regional que anda de má vontade ultimamente com o Guarani , vai apoiar .
    Coragem FUMAGALLI .

  2. Careca tinha 17 anos quando foi lançado. Se o Guarani continuar a não dando chances aos jogadores da base, nunca terá nenhuma chance de vende-los no futuro. Todo jogador da base tem mais raça que qualquer um que venha de outros clubes. Coragem Eutrópio, coragem Fumagalli, ainda existe tempo para corrigir este erro que vem sendo cometido por diversas diretorias. E para terminar a torcida vai apoiar incondicionalmente todo jogador da base.