Mesmo com desfalques e improvisos, Ponte mantém bom desempenho defensivo

0
859 views

Se o ataque ainda sofre com a falta de oportunidades e bolas na rede, o sistema defensivo é o ponto positivo da Ponte Preta nos primeiros três meses de 2018. Apesar dos desfalques por suspensões e convocações, a opção pelo improviso tem surtido efeito.

Desde o início do Campeonato Paulista, Emerson é o dono da lateral-direita. O garoto revelado nas categorias de base da Macaca, porém, é desfalque graças à convocação da Seleção Brasileira sub-20, que disputa amistosos em Manaus – o volante Ronaldo, por necessidade, foi deslocado para lá no duelo contra o Mirassol. Na esquerda, o polivalente Jeferson, embora seja destro, assumiu a posição em várias oportunidades, sobretudo com o então técnico Eduardo Baptista – Orinho e Marciel, que já atuaram como ponta-esquerda e volante, respectivamente, também já foram testados.

No gol, o jovem Ivan é um dos poucos incontestáveis do elenco. Decisivo na classificação nos pênaltis na Copa do Brasil diante do Sampaio Corrêa, o camisa 1 foi poupado no triunfo sobre a Ferroviária, em Araraquara, dando lugar a Vinícius Silvestre. O arqueiro emprestado pelo Palmeiras, em sua estreia, manteve o bom nível de atuação e fez defesas importantes.

A dupla de zaga também merece destaque. Renan Fonseca e Luan Peres são titulares absolutos e participaram de praticamente todos os compromissos na temporada – o segundo esteve suspenso pelo terceiro cartão amarelo na derrota para o Bragantino, em março, e foi substituído por Wesley Matos, atualmente no Vila Nova.

“Temos que enaltecer o Eduardo Baptista. Ele deixou a defesa e o meio-campo muito bem postados. Eu peço aos jogadores que mantenham a concentração durante os 90 minutos. Assim, dificilmente tomaremos gol”, ressaltou o interino João Brigatti.

Em 18 jogos oficiais no ano, foram apenas oito gols sofridos, sendo cinco deles no Moisés Lucarelli. A zaga, por enquanto, ostenta cinco jogos seguidos sem ser vazada.

VEJA OS JOGOS EM QUE A PONTE PRETA NÃO FOI VAZADA EM 2018:

  1. Corinthians  0 x 1  Ponte Preta
  2. São Bento  0 x 1  Ponte Preta
  3. Nacional-AM  0 x 0  Ponte Preta
  4. Ponte Preta  0 x 0  Palmeiras
  5. Ponte Preta  1 x 0  Internacional de Limeira
  6. Ponte Preta  0 x 0  Sampaio Corrêa
  7. RB Brasil  0 x 0  Ponte Preta
  8. Ponte Preta  0 x 0  Ferroviária
  9. Sampaio Corrêa  0 x 0  Ponte Preta
  10. Ferroviária  0 x 2  Ponte Preta
  11. Ponte Preta  2 x 0  Mirassol

Líder do Grupo 2 do Troféu do Interior com seis pontos em dois jogos, a Macaca coloca o bom retrospecto defensivo neste sábado, às 19h, diante do São Bento, em Sorocaba. Caso o Ituano não vença o Mirassol, em casa, no mesmo dia e horário, a Alvinegra estará automaticamente classificada à final da competição.

(texto e reportagem: Lucas Rossafa/foto: Fábio Leoni – Ponte Press)