Ponte Preta pode garantir permanência na elite em série de jogos no Majestoso

0
1.013 views

Jogo após jogo, a Ponte Preta vê o tortuoso percurso da Série B cada vez mais próximo de se tornar realidade para a próxima temporada, mas ainda na expectativa por um desfecho positivo na reta final do Brasileirão. E o final feliz, com a permanência na elite sacramentada, pode se concretizar diante do seu torcedor, no Majestoso, em um acerto de contas sobre os erros equivocados de diretoria, comissão técnica e jogadores.

Dois últimos oito jogos restantes no Brasileirão, quatro serão realizados em Campinas. Apesar das equipes buscarem os tradicionais 45 pontos, os matemáticos calculam que a linha de corte será menor. Hoje, qualquer equipe com 42 pontos estaria livre de qualquer risco de rebaixamento na Série A.

A Macaca está na 18ª colocação com 32 pontos e se vencer os confrontos em casa chegaria aos 44 pontos, suficiente para permanecer pela quarta temporada consecutiva na elite. Os confrontos no Majestoso serão contra Corinthians, Grêmio, Atlético-PR e Vitória. Os jogos serão alternados com visitas ao Bahia, Coritiba, Fluminense e Vasco – a partida no Rio de Janeiro encerrá o Brasileirão.

Com a possibilidade matemática de garantir a vaga na Série A em casa, a Ponte Preta blinda seu elenco de qualquer sensação de ansiedade ou nervosismo mediante a pressão das arquibancadas. O técnico Eduardo Baptista mantém o pensamento “jogo a jogo”, com foco total no duelo com o Corinthians. Não à toa, o presidente Vanderlei Pereira – que se eximiu de qualquer erro em carta aberta -, conclamou o 12º jogador, a torcida, para lotar o Majestoso.

De acordo com Tristão Gárcia, do site Infobola, a Macaca tem 72% de chance de rebaixamento. “A Ponte se complicou perdendo um confronto direto em casa. Agora, a Ponte precisa ganhar fora ou vai depender de um tropeço de um adversário direto”, analisou o matemático.

(texto e reportagem: Júlio Nascimento)