Rodagem do grupo, grana e calendário: os objetivos da Ponte Preta no Troféu do Interior

5
886 views

O Campeonato Paulista foi duro para o torcedor pontepretano. Se há dez meses o time lutava pela inédita taça do Estadual contra o Corinthians, agora foi eliminado na 1ª fase, lutando contra o rebaixamento até a última rodada.

A partir do próximo final de semana, a Macaca vai disputar o Troféu do Interior, competição que reúne os seis times que não avançaram às quartas de final e nem foram rebaixados à Série A2. Além do time campineiro, São Bento, Ituano, Ferroviária, RB Brasil e Mirassol participam. São dois grupos com três times cada.

Só Dérbi traz para você três objetivos que guiam a Alvinegra no torneio.

1. OPORTUNIDADE PARA TODOS

Desde a pré-temporada, o ex-técnico Eduardo Baptista e membros da comissão técnica deixaram claro que o Paulistão seria usado como laboratório para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. Com poucos jogadores experientes e diversos atletas promovidos das categorias de base, a Alvinegra sofreu com a falta de experiência – e de qualidade.

Em se tratando de um torneio com pouca importância e baixo nível de competitividade, é uma oportunidade interessante para o interino João Brigatti dar rodagem àqueles que não tiveram oportunidades.

Lucas Mineiro, contratado por empréstimo junto à Chapecoense, deve ser testado. O meio-campista, caso tenha atuações convincentes, pode assumir a titularidade, graças ao péssimo rendimento dos companheiros de setor na temporada. Léo Artur, titular da posição, está de saída.

2. GRANA

Todos sabem que a situação financeira da Ponte Preta é extremamente delicada. Com a redução das cotas televisivas na Série B, o poder de investimento reduziu drasticamente. Como prova, a diretoria, capitaneada por José Armando Abdalla Júnior, priorizou as contratações por empréstimo, normalmente em parcerias com os quatro grandes clubes de São Paulo.

O campeão do Troféu do Interior vai embolsar R$ 360 mil – equivalente a mais de 70% de uma folha salarial -, além de vaga na Copa do Brasil, competição mais rentável do país. O vice leva R$ 100 mil.

3. O CALENDÁRIO AGRADECE

Se não houvesse a disputa entre os clubes do interior, a Macaca só teria dois jogos na Copa do Brasil até o dia 13 ou 14 de abril, quando enfrenta o Paysandu, no Moisés Lucarelli, na estreia da Série B – a tabela ainda não foi desmembrada pela CBF.

Apesar da pouca importância, é tempo de manter ritmo de jogo, sem a necessidade de amistosos contra adversários irrelevantes no cenário paulista ou regional.

A Ponte Preta, ao lado do rival Guarani, é a maior vencedora do Troféu do Interior. Ao todo, são cinco títulos, sendo o último em 2015.

(texto e reportagem: Lucas Rossafa/foto: Fábio Leoni – Ponte Press)

5 Comentários

  1. Gosto deste site , leio todos os dias , até hoje fiz dois comentários com criticas ( um hj nesta matéria que tinha o Wesley e foi corrigido ) mas os comentários não foram postados . Outro dia alguém dai do site criticou os presidentes dos clubes da cidade , cobrando democracia . Ué , não seria democrático publicar as criticas ?

  2. Guarani nunca disputou esse Torneio do Interior, portanto não foi campeão nunca.

    Os Campeões do Troféu Campeão do Interior foram:
    2007 – Guaratinguetá.
    2008 – Grêmio/Barueri.
    2009 – Ponte Preta.
    2010 – Botafogo/Ribeirão Preto.
    2011 – Oeste/Itápolis.
    2012 – Mogi Mirim.
    2013 – Ponte Preta.
    2014 – Penapolense.
    2015 – Ponte Preta.
    2016 – São Bento.
    2017 – Ituano.

  3. Boa tarde Gilson , vc deve ser novo , creio . O titulo de campeão do interior existe a muito tempo , vc listou o novo formato , mas ele é bem mais antigo . O Guarani tem 5 títulos , o ultimo em 74 . A Ponte tmb tem 5 . Pesquise .

  4. Olá Cesar….obrigado pelo retorno….A reportagem fala do torneio Troféu do Interior e na verdade eu quis dizer exclusivamente sobre esta competição do Troféu do Interior, que existe desde 2007 e que neste período a Ponte Preta foi campeã 03 vezes e não 05…e que o Guarani nunca disputou este torneio e, portanto, não teve titulo algum. Eu não estou considerando outros tipos de competições com times do Interior Paulista realizadas em formatos diferentes e com regras diferentes….Na minha opinião não tem sentido juntar outros títulos de campeonatos diferentes aos títulos deste torneio diferenciado, feito com regras diferentes e formato completamente específico…Só para vc ter uma ideia….a Ponte Preta foi Vice-campeã Paulista em 2008 e em 2017 e não foi campeã do Interior nestes anos….o Guarani foi Vice-campeão Paulista em 2012 e não foi campeão do Interior neste ano….Por isso, acho que não tem sentido juntar com outros torneios…só isso….obrigado.

  5. Troféu do Interior ou Torneio do Interior é a mesma coisa. Guarani possui 5 e a AAPP também possui 5.

    E seeeeeeeeeegue o jogo.

    TAÇA DOS INVICTOS É DO GUARANI FUTEBOL CLUBE.

    III Taça dos Invictos [A Gazeta Esportiva] 1970:

    Em 1970 a Taça foi relançada com o nome de “Thomaz Mazzoni”, começando pela equipe que atingisse 10 jogos invictos.

    1º Vencedor = 10j = Guarani F.C. [de 04/02/70 a 08/04/70]
    2º Vencedor = 11j = A.A. Ponte Preta [de 29/05/70 a 05/08/70]
    3º Vencedor = 12j = Guarani F.C. [de 08/11/70 a 22/12/70]

    *** Posse Definitiva = Guarani F.C. ***